
A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), por meio do SESI Paraíba, abriu nesta terça-feira (10) a exposição “Carnavalense: Tradição e Resistência”, no SESI Museu Digital, às margens do Açude Velho, em Campina Grande. A mostra valoriza o carnaval tradição, homenageando escolas de samba, blocos e personalidades que mantêm viva essa manifestação cultural na cidade.
“Realizar a segunda edição da exposição Carnavalense é manter viva a alma do Carnaval de Campina Grande, reconhecendo o trabalho das escolas de samba e dos blocos que marcaram gerações”, afirmou o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira.
A superintendente do SESI Paraíba, Silvia Brito, reforçou o compromisso da instituição com a cultura e a identidade local.
“Ao abrir espaço para o carnaval tradição no Museu Digital, o SESI fortalece a memória coletiva e reconhece pessoas que, com dedicação e resistência, mantêm viva essa importante expressão cultural”, ressaltou.
Na ocasião, a comenda “Carnavalense – Guardião da Folia” foi entregue a personalidades que contribuem com a preservação do carnaval campinense, entre eles Fátima Ribeiro, Antônio Nunes, Rodrigo Martins, Antônio Hamilton Fechine e Breno Silva.
“Nós que fazemos o bloco Zé Pereira só temos a agradecer ao presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, e a todos do SESI por resgatarem a história do nosso bloco, que completou 35 anos em 2026. Essa iniciativa valoriza a cultura nas suas mais diversas formas e expressões”, enfatizou Breno Silva, diretor do bloco.
Já o carnavalesco Antônio Nunes ressaltou a emoção de ver a história da Bambas do Ritmo, única escola de samba que permanece desfilando em Campina Grande, representada na exposição. “Ver o SESI resgatando a memória do nosso carnaval tradição é motivo de gratidão. Poder contribuir com essa exposição me deixou sensibilizado, porque em cada fantasia e fotografia estão momentos que marcam a minha relação com a Bambas do Ritmo”, afirmou.
O evento também prestou homenagem in memoriam ao jornalista Astrogildo Pereira, falecido recentemente, reconhecendo a sua dedicação ao carnaval da cidade. Familiares receberam a comenda em nome do jornalista, que colaborou com a exposição por meio de depoimento e informações sobre o bloco Zé Pereira.
“Meu pai era alegria e deixou uma legião de amigos, que compartilhavam a paixão pelo carnaval e por Campina Grande. Essa homenagem do SESI mostra o quanto ele era querido. Ele sentia prazer em fazer o carnaval da nossa cidade crescer ainda mais, e nossa família é grata por esse reconhecimento”, disse Aluska Pereira, filha do jornalista.
Sobre a exposição
O acervo da exposição “Carnavalense: Tradição e Resistência” reúne fantasias, adereços e fotografias das escolas de samba Bambas do Ritmo e Unidos da Liberdade, além de abadás e vídeos do Bloco Zé Pereira, reforçando o valor histórico e cultural do carnaval de Campina Grande.
Visitação
O SESI Museu Digital funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Colaboração/Texto: Diego Araújo









